Finlândia: o sonho de qualquer educador

Não é mistério para quem me conhece que eu amo a Finlândia. Aprendi a gostar deste país por causa de Kimi Räikkönen e aos poucos fui me apaixonando pela cultura e história desta terra tão distante da minha.

E uma das coisas que mais me encantam na terra do Iceman é uma área que fala diretamente comigo, a educação. Como professora formada, a Finlândia definitivamente é o paraíso na terra para mim, ou para qualquer educador que realmente ama o que faz.

Frequentemente eu leio reportagens e vejo documentários sobre o sistema educacional finlandês e nunca, nunca deixo de me surpreender com o que me deparo.

Bem-estar social, igualdade para todos, respeito pelos professores, investimento governamental, sociedade consciente da importância da educação, metodologia de ensino diferenciada, e tudo isto resulta em alunos interessados, que se tornarão profissionais mais preparados. Além disto, o país não para de obter excelentes colocações nos rankings mundiais de educação.

E daí temos a pergunta que não quer calar: como uma nação de pouco mais de 5 milhões de habitantes pode conseguir algo que tantos outros tentam e não alcançam?

Para saberem a reposta sugiro que leiam os excelentes textos escritos pela jornalista Claudia Wallin, em uma série sobre a educação finlandesa. Postarei separadamente. Vale demais a pena, especialmente para quem como eu, é professor. #ficaadica





Como eu disse acima, impossível não me encantar com este país e toda a transformação sofrida por ele para se tornar o que é hoje, uma sociedade igualitária, que valoriza os profissionais que ensinam a todos os outros, que dá oportunidades aos seus cidadãos independente da classe social, uma terra em constante procura do bem-estar social de seus filhos.

Kisses, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque eu admiro Tessa Virtue e Scott Moir - Vídeo 20

Porque eu admiro Tessa Virtue e Scott Moir - Vídeo 1

Believe | A Superman Tribute